comida
comida gostosa
comida europeia
saboroso
culinária autêncitca
culinária croata
Culinária e produtos típicos |
Consultoria para solicitação de cidadania |
Informações turísticas sobre o país e sua cultura |
Aulas de croata | Participação em Feiras Tradicionais |
Para quem quer Culinária, Turismo, Cultura, Idioma e se interessa pela Croácia.



















LEIA O SEGUINTE TEXTO
"Distintamente croata"
Escrito por Božo Skoko, Universidade de Zagreb
-
Determinantes históricos (um ponto de encontro das identidades mediterrânea, balcânica e da Europa central).
-
Beleza natural excepcional (11% do território do país situa-se em áreas protegidas: duas reservas naturais - Bijele Stijene e Samarske Stijene em Gorski kotar; Rožanski kuk e Hajdučki kuk na cadeia de montanhas Velebit; oito parques nacionais - Risnjak, Paklenica, Velebit Norte, lagos Plitvice, ilhas Kornati, ilhas Brijuni, Mljet e do rio Krka; e dez parques naturais – Kopački rit, Papuk, Lonjska polje, Medvednica, o Žumberak e as terras altas de Samobor, Učka, Velebit, Lago Vransko, Telaščica e Biokovo).
-
Um clima moderado, agradável, com quatro estações e uma riqueza de diversidade territorial em uma área tão pequena (desde mar e ilhas, passando por montanhas e florestas, até as planícies férteis da Eslavônia).
-
Uma das costas mais recortadas e distintas do mundo, com 1.246 ilhas e ilhotas.
-
Um mar excepcionalmente limpo, de modo geral (o 12º mais limpo do mundo e primeiro no Mediterrâneo).
-
A rica herança da história e da cultura em todas as partes do país (desde a antiguidade com cidades medievais, passando pela arquitetura romana, renascentista e barroca, até realizações contemporâneas da arte).
-
6 monumentos culturais sob proteção da UNESCO (núcleo da cidade velha de Dubrovnik, Basílica Eufrasiana em Poreč, Palácio de Diocleciano em Split, a catedral de Šibenik, parte do tempo romano na cidade de Trogir, e a praça Stari Grad na ilha adriática de Hvar).
-
Reservas de alta qualidade da água potável (terceira na Europa; temos 26 bilhões de litros de superfície de água renovável por ano).
-
Um ambiente preservado (com base em uma pesquisa feita pelas universidades americanas de Yale e Columbia, publicada em 2002 em estudo de um Índice de Sustentabilidade de Ambiente – a Croácia obtém a 12ª posição no mundo em termos de preservação do meio ambiente, com os EUA ocupando a 51ª posição, a Alemanha ocupando a 54ª, o Japão na 62ª e a Grã-Bretanha na 98ª).
-
O tesouro excepcional do calcário, uma mostra de beleza acidentada da natureza; os incomparável planaltos Dinaridi e as montanhas de rocha ao longo de mar (Učka, Velebit, Biokovo e outras).
-
Lagos de beleza excepcional (Lagos de Plitvice, Lago Vransko (um lago de água doce na ilha de Cres), Lago Telaščica na ilha de Dugi, os lagos cársticos - Crveno Jezero (Lago Vermelho) e Plavo Jezero (Lago Azul) na região Imotska krajina).
-
Alguns dos últimos pântanos em Europa (Lonjsko palje, Kopački rit, Crna Mlaka).
-
A diversidade de flora e fauna: 113 espécies de peixes de água doce (2º na Europa), 55.000 invertebrados (3º na Europa), 36 espécies de répteis (5º na Europa), 20 espécies de anfíbios (7º na Europa), 86 espécies de mamíferos (7º na Europa) ...
-
1.842.954 hectares de terra arável, das quais 368.817 hectares não estão em uso (com enorme potencial em produção ecológica).
-
29 espécies de animais domesticados locais (os bois Boškarin da Ístria, os bois de Buša em Lika, o porco de Turopolje, a ovelha Pramenka de Lika, o peru de Zagorje, o cavalo Lipicaner, o cão Dálmata, o cão de Tornjak, a abelha cinza e outros).
-
Florestas ecologicamente preservadas cobrindo uma área de 2.080.000 ha, ou 37% do país, sendo que 95% das florestas são de origem natural, o que representa uma parte especial da riqueza natural europeia. 80% das florestas ainda são de propriedade estatal, o que representa um enorme potencial econômico.
-
A riqueza da gastronomia e uma forma única de vida, determinada pelo meio e pela mistura de culturas que circundam o país.
-
Produtos específicos da indústria conhecida em todo o mundo (Vegeta, Bajadera, Sumamed, a gravata...).
-
Produtos locais específicos que, graças à sua qualidade e distinção, representam um enorme potencial de exportação (Kulen da Eslavônia, presunto da Ístria, queijo de leite de ovelha em Pag, aguardente de ameixa da Eslavônia (Šljivovica), trufas da Ístria, lagosta e camarão adriáticos, cordeiro da ilha Pag, ostras de Ston, azeite de oliva, mel de Velebit, lavanda de Hvar, o laço da ilha Pag, os vinhos croatas ...).
-
A julgar pelos resultados, os croatas têm uma aptidão acima da média para esportes (futebol croata, handebol, basquetebol, jogadores de tênis, skiadora Janica Kostelić...).
-
Croatas e pessoas da Croácia têm feito um impacto e importância significativos no nível global e contribuíram no desenvolvimento da ciência e da cultura mundial... (Nikola Tesla, Ruđer Bošković, Marko Polo, Marko Marulić, Ivan Meštrović, Faust Vrančić, Slavoljub Penkala, Marija Jurić Zagorka, Vlaho Bukovac, Marin Getaldić, Vladimir Prelog, Lavoslav Ružička, Zinka Kunc e outros).
-
Cultura e locais de diversão, como os Jogos de Verão de Dubrovnik, as noites barrocas de Varaždin, o Festival de Cinema de Pula, o Carnaval em Rijeka ...
-
Uma herança específica de folclore e da música (muitos consideram o canto “a capella”, klapa, um dos produtos culturais mais originais da exportação da Croácia).
-
Expressões artísticas únicas, como a da escola Hlebina de arte naïf, a escola de Zagreb de filmes de animação, entre outras.
-
Símbolos nacionais únicos (um arranjo diagonal facilmente notado e particular de quadrados vermelhos que compõem o brasão croata, a gravata (lenço) como um detalhe cultural e da moda, perunika como flor nacional e outros).
Exercícios:
1.1. Selecione de 3 a 5 itens que mais de chamaram atenção, e fale por que?
1.2. Procure mais informações sobre os itens selecionados e faça um texto, complementando as informações
1.3. Existem algumas semelhanças entre o que é distintamente croata e brasileiro? Justifique!
LEIA O SEGUINTE TEXTO:
Sobre a língua croata
O croata faz parte do grande grupo linguístico chamado línguas eslavas. Assim, ela se assemelha com o russo, polonês, tcheco, eslovaco, ucraniano e especialmente, com as línguas eslavas do sul: esloveno, sérvio, macedônio e búlgaro. A língua possui um passado de 10 séculos, o que testemunham documentos históricos escritos principalmente no alfabeto glagolítico, típico da região, embora esse alfabetou caiu em desuso, sendo substituído pelo alfabeto latino. Atualmente, estima-se que existam cerca de 7 milhões de falantes do croata, presentes na Croácia e Bósnia e Herzegovina (considerados como falantes autóctones) e em outros países do mundo – Austrália, África do Sul, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, França e etc. São utilizados 7 casos, os quais são marcados no final de palavra, diferenciando essa língua do português, pois não conhece artigos (definidos ou indefinidos). Mesmo considerada de raiz eslava, o croata incorporou várias palavras e expressões de outras línguas do entorno, com a presença de palavras italianas, alemãs, francesas, turcas, inglesas etc. A literatura feita em língua croata, apresenta uma grande variedade de estilos (desde os contos e poesia épica medievais, romances românticos e poesia moderna até prosa «em jeans»).
O alfabeto croata corresponde aos sons da língua, constituindo uma reciprocidade de som e letra, o que faz com que cada som seja representado por uma só letra. São no total 30 letras, correspondendo a 30 sons presentes no croata. O alfabeto croata é resultado da adaptação do alfabeto latino feita pelo Ljudevit Gaj em 1830 que incorporou diferentes letras como č,ć,ž,š,đ, dž, lj e nj. As vogais tem sempre o som aberto (nas quais está incluído o r como uma semivogal) e a língua tem uma preferência pelas consoantes, assim existem palavras aparentemente sem vogais como prst (dedo), trg (praça), smrt (morte). Outra característica típica do croata, e da maioria das línguas eslavas, é a constante mudança de terminações nas palavras, dependendo do contexto em que elas se encontram, assim temos Zagreb, Zagrebu, Zagrebom, Zagreba, Zagrebe – tudo se refere a capital da Croácia, mas traz pequenas diferenças.
Exercícios:
1.4. Faça uma divisão de línguas eslavas de acordo com o texto
1.5. Liste/procure quais línguas eslavas usam o alfabeto latino
1.6. Tente encontrar informações sobre quem foi Ljudevit Gaj

Veja a imagem:
Exercícios:
1.7. Anote os nomes de países onde se falam línguas eslavas (em croata)
1.8. Quais países do Leste Europeu não falam línguas eslavas?
1.9. Faça os seguintes jogos:
a) países da Europa em croata 1
b) países da Europa em croata 2
GEOGRAFIA CROATA
Países vizinhos:
Podemos também perceber que a Croácia atual, devido a seu formato peculiar (resultado da sua história), faz fronteira com diversos países: Slovenija (Eslovênia), Mađarska (Hungria), Srbija (Sérvia), Bosna i Hercegovina28 (Bósnia e Herzegovina) com 1011 quilómetros, sendo a maior fronteira terrestre (kopnena granica) e Crna Gora (Montenegro) com a menor fronteira terrestre de somente 14 quilómetros.
Observe o mapa

Exercícios:
1.9. Anote os nomes das regiões croatas indo da maior (letra) até menor (caixa alta e caixa baixa)
1.10. Faça o seguinte jogo - regiões croatas
Patrimônio cultural (i)material croata
Conheça os patrimônios croatas que são reconhecidos mundialmente. Após ler, teste seus conhecimentos com este jogo.
Pequeno desafio: conhece o patrimônio (i)material cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO? Quantos e quais são?
Aproveite e procure as informações neste site.
Invenções que partiram da Croácia
Faça uma breve incursão em croatas e suas criações e depois anote e discuta o que mais te chamou atenção
Mesmo com o Nikola Tesla, nascido em Smiljani, sendo provavelmente o inventor mais importante na cultura croata, temos muitos outros que não são muito conhecidos, mas que vale a pena reconhecer.
Franjo Kajfež – Apaurin
Franjo Kajfež nasceu na aldeia chamada Marijanec, perto de cidade de Ludbreg e é o inventor do medicamento Valium, na Croácia conhecido como Apaurin. Kajfež, entre outras coisas, foi também o fundador da tecnologia da produção da vitamina C.
Arqueologia – Frane Bulić
Frane Bulić foi arqueólogo, padre, filólogo clássico, pedagogo, conservador e historiador. O seu maior papel foi na definição da história dos primeiros cristãos e croatas na Dalmácia. A maioria dos seus descobrimentos aconteceu perto da cidade de Solin, como por exemplo, a pedra com a nota do duque Branimir e o sarcófago da rainha Jelena do ano 976. Esse documento é considerado um dos mais importantes da história medieval croata porque mostra a genealogia dos reis croatas.
Transferência de energia elétrica sem fio – Marin Soljačić
Quando em 2007 Marin Soljačić, com o seu time da Universidade de Massachusetts Institute of Technology, fez o experimento da transferência de energia sem fio, durante dias e semanas essa foi a principal notícia no mundo. O conceito de transferência sem fio se chama WiTricity e foi reconhecida como revolucionária. Sabia-se que com a ajuda deste invento carregar qualquer tipo de aparelho eletrônico seria mais fácil e sem fio.
Velocímetro – Josip Belušić
O velocímetro é o aparelho que normalmente associamos com a polícia e que ajuda a controlar a velocidade dos veículos. É o aparelho que faz parte de qualquer carro ou camião e que foi uma das grandes invenções croatas. Josip Belušić foi reconhecido como inventor em Paris em 1889 e a partir desse ano começou a fascinação pelo velocímetro em geral.
Zepelim – David Schwarz
Zepelim é uma das invenções que hoje associamos com o nome de Ferdinand von Zeppelin, mas na realidade é de David Schwarz. Depois da morte de Schwarz, a viúva dele vendeu os modelos da invenção para o general von Zeppelin quem três anos mais tarde patenteou a invenção.
Dactilografia – Ivan Vučetić
Ivan Vučetić emigrou para Argentina em 1884 e começou a trabalhar numa das delegacias de Buenos Aires. Foi onde desenvolveu o método de classificação das marcas digitais. Depois do ano 1891 começou a tirar marcas digitais dos prisioneiros, classificando-os. Com a ajuda da sua invenção, no ano 1892 foi encontrado o culpado dum assassínio duplo e assim a sua invenção foi confirmada como legítima.
Dínamo – Marcel Kiepach
Marcel Kiepach trabalhava em áreas diferentes de mecânica e eletrônica, mas a sua principal invenção foi o dínamo para a iluminação dos veículos.
Lâmpada elétrica com o fio de metal – Franjo Hanaman
Franjo Hanaman foi um dos inventores do fio de metal para a lâmpada elétrica. A lâmpada do fio de Wolfram substituiu a lâmpada com carvão usada até esse momento e foi uma das invenções mais importantes na área da energia elétrica.
Perfuradora hidráulica rotativa diamantada – Anton Lučić
Lučić foi um engenheiro de Split quem conseguiu a fama nos Estados Unidos. Com a sua invenção conseguiu chegar a 335 metros de profundidade no Texas no ano 1900. A erupção de petróleo que seguiu foi tão grande que a perfuradora começou a ser usada para fazer o petróleo mais acessível. Lučić ganhou muitos prémios por causa da sua invenção.
A primeira hidroelétrica na Europa – Ante Šupuka
A primeira hidroelétrica da Europa e a segunda mais antiga da Europa foi construída por debaixo da cachoeira Skradinski buk no rio Krka. Pai e filho inventaram a primeira hidroelétrica com o engenheiro Vjekoslav pl. Meichsner e foi como nasceu a Jaruga na Croácia. A cidade de Šibenik foi assim a primeira cidade europeia com o sistema multifásico.
Navegadores – os irmãos Seljan
Os irmãos Mirko e Stjepan Seljan foram dois exploradores muito importante na geografia mundial. No ano 1899 começaram a sua viagem pelo mundo e no ano 1903 descobriram as cachoeiras Sete Quedas e uma parte do rio Aquapei. Começaram a trabalhar no projeto de tentar conectar o Atlântico com o Pacífico através do rio Amazonas, mas Mirko morreu durante a sua expedição pela Amazônia. É a razão pela que o projeto não foi concluído. Mas os irmão publicaram livros em várias línguas e deram muitas das suas lembranças ao Museu Etnográfico de Zagreb.
Corrente alternada – Nikola Tesla
Nikola Tesla foi um grande inventor que deixou muitas invenções para as gerações futuras. Na verdade a maioria era muito avançada para o seu tempo. Por exemplo, a invenção da corrente alternada teve uma influência enorme na civilização. Outra grande invenção de Tesla foi o rádio.
Gravata
Croácia é o país da gravata do mesmo modo que o Brasil é o país do café. No ano 1635 mais ou menos 6000 soldados e cavaleiros chegaram a Paris para dar o apoio ao Luís XIII Richelieu. Entre eles também estavam soldados croatas. Foi o uniforme tradicional croata que despertou a curiosidade entre os franceses e no ano 1650 começou a ser conhecido como moda “a la croate”.
Aparelho de MP3 – Tomislav Uzelac
O instituto tecnológico alemão de Frauenhofer decidiu em 1995 que se podia usar MPEG-1 Audio Layer para reproduzir e guardar sons. É o formato que foi inventado em 1987 no mesmo instituto, mas foi decidido que se ia usar só quando os computadores forem mais desenvolvidos. Em 1997 Uzelac fez AMP MP3 Playback Engine considerado como o primeiro aparelho MP3. Mais tarde dois estudantes americanos tomaram o AMP e o transformaram no Winamp.
M-parking – pagar estacionamento por mensagem
Uma invenção croata que começou na Croácia e que muitas operadoras globais compraram mais tarde. Usa-se também nos bondes e ônibus de Zagreb.
Pára-quedas – Faust Vrančić
Leonardo da Vinci só fez o desenho de pára-quedas, enquanto que o inventor croata o fez e o experimentou. Trata-se de pára-quedas sem o qual o trânsito aéreo seria muito mais perigoso. Vrančić fez um pára-quedas de linho e saltou da torre em Veneza no ano 1617 para testá-lo. Vrančić chamou a ideia de Homo Volanis e publicou-a no livro Machinae Novae junto com outras invenções.
Paleontologia – Dragutin Gorjanović Kramberger
Kramberger foi o paleontólogo, arqueólogo e geólogo croata mais famoso. Descobriu em Krapina um dos locais mais importantes da arqueologia. Tratava-se dum dos lugares onde os homens primitivos viviam. De acordo com a opinião dele, o descobrimento mostra que os homens de Neandertal foram antepassados do homem moderno. Mais tarde um antropólogo americano trabalhou nos descobrimentos de Kramberger, mais especificamente no esquema não linear da evolução dos humanos.
Caneta – Slavoljub Penkala
Slavoljub Penkala foi o primeiro em fazer o processamento mecânico do lápis que ele chamou de Penkala. O patente foi feito em 1906. A caneta neste sentido é importante porque com ela começou a época do kit moderno para escrever. O nome “penkala” é usado hoje no mundo inteiro. Além da caneta, Slavoljub Penkala é também o autor de mais de 80 patentes.
Power block – Mario Puratić
Mario Puratić é o inventor do guincho para as redes de pesca. Em busca duma vida melhor, no ano 1938, Puratić foi viver nos Estados Unidos onde trabalhava como pescador. A sua invenção contribuiu à eficácia da pesca e é revolucionária na mecanização das redes de pesca.
Química orgânica – Lavoslav Ružička
Lavoslav Ružička ganhou o prêmio Nobel no ano 1939 e foi o primeiro croata em recebê-lo. Trabalhou nos polimetilenos e nos terpenos.
Química orgânica – Vladimir Prelog
Prelog foi quem defendia o trabalho em equipe entre os cientistas de países diferentes – uma colaboração internacional que funciona até hoje. Também recebeu o prêmio Nobel para o seu trabalho na área da química orgânica.
Viajante e explorador – Marco Polo
Marco Polo é conhecido pelos seus registros sobre a viagem pela China. Polo nasceu na ilha de Korčula, mas começou a sua viagem na Itália, ficou na China onde trabalhava para o governante mongol Khubilai. Depois de voltar à Europa conecta estes dois continentes ao trazer vários itens da China. O livro do Marco Polo com as histórias sobre os lugares que ele tinha visitado deu luz aos mapas do Oriente Médio. Cristovão Colombo tinha o livro do Polo em latim e durante as suas viagens comparava os descobrimentos com as descrições de Marco Polo.
Motor de foguete e estação espacial orbital – Herman Potočnik
O livro de Potočnik, publicado em 1928, é uma das obras fundamentais que fala da estação espacial, satélites e órbita geoestacionária. Nele o autor ofereceu ideias revolucionárias para o foguete que nesse tempo eram surpreendentes. No livro ele apresenta na totalidade como o homen deveria chega ao Espaço.
Sismologia – Andrija Mohorovčić
Andrija Mohorovčić é o fundador da sismologia moderna. Quando aconteceu o terremoto no ano 1909, Andrija Mohorovčić juntou os dados e trabalhou na expansão das ondas através da Terra. Foi o primeiro em reparar na discontinuidade da velocidade que divide a crosta da camada da Terra. Esse fenômeno recebeu o nome de Mohorovčić – a discontinuidade de Mohorovčić.
Sumamed – Slobodan Đokić, Gorjana Radoboja-Lazarevski, Zrinka Tamburašev i Gabrijela Kobrehel
Um grupo de cientistas da empresa Pliva criou um novo antibiótico chamado Sumamed que era diferente dos demais. O Sumamed se mostrou extremamente eficaz na hora de curar as infeções bacterianas. No ano 1981, Pfizer encontrou a fórmula do Sumamed que estava guardada e em 1986 assinou o contrato com a Pliva para conseguir vender o Sumamed nos mercados da Europa Ocidental e nos Estados Unidos. Hoje o Sumamed é um dos antibióticos mais usados.
Teoria de forças e a estrutura da matéria – Ruđer Josip Bošković
Ruđer Josip Bošković foi um físico que trabalhou na forma exata da Terra e na visão do Espaço. Albert Einstein e Niels Bohr mostraram que as suas teorias eram corretas e continuaram trabalhando nessa área.
Torpedo – Ivan Blaž Lupis
Ivan Blaž Lupis inventou o torpedo e é um dos fundadores da primeira fábrica de torpedo em Rijeka, fundada em 1866. No ano 1860 inventou o torpedo e um engenheiro inglês chamado Robert Whitehead continuo trabalhando na invenção junto com ele. Mais tarde o torpedo Lupis-Whitehead se tornou no objeto tradicional das marinhas em geral.
Vegeta – Zlata Bartl
A história da Vegeta começa no ano 1950, no laboratório de Podravka. Logo depois de entrar no mercado, Vegeta teve um grande sucesso e oito anos depois foi também lançada nos mercados externos. Hoje a Vegeta é vendida em 40 países em 5 continentes.